sexta-feira, 27 de abril de 2012

Origens Família Carneiro


O sobrenome ou apelido de família Carneiro faz parte da onomástica da língua portuguesa. Assume-se que existam mais de uma família Carneiro com origens distintas.

A família Carneiro é formada basicamente por Judeus da Espanha que viveram a era de ouro do Judaísmo durante a diáspora na península Ibérica. Segundo conta a tradição, a Espanha era abrigo para muitos judeus de vários lugares e foi o refúgio do judaísmo durante a diáspora. A Espanha era até tratada por muitos desses judeus, conhecidos como sefarad, como sendo sua própria casa e com um carinho especial, como sendo extensão de Jerusalém. Mesmo assim, com a intolerância da Igreja Cristã, os judeus sefaradim oriundos de vários lugares, foram expulsos da Espanha para Portugal, alguns ainda retornaram para o norte do Marrocos, outros permaneceram em Portugal e sofreram o processo inquisitório do “Santo Oficio”.  

A inquisição católica considerava crime a prática do judaísmo  sendo punido com a morte. Como para o Judaísmo, nada no homem, propriamente dito, é mais importante do que a preservação da vida, muitos se esconderam, sendo cristãos nominais e vivendo as escondidas um cripto-judaísmo. Chamados então de Cristãos-novos os judeus não podiam nem falar de suas origens. Mesmo sem status, tinham que provar o seu valor entre os cristãos. E como os judeus sempre foram excelentes navegadores e conhecedores de astros e pontos cardeais foram muito utilizados nas navegações portuguesas. Os que poderiam se misturar com o portugueses ficaram em Portugal. 

Os que tinham mais dificuldade de se misturar pela aparência física e pelo preconceito latente, foram enviados para o Brasil. Desses, poucos se arriscavam a viver judaísmo. Os que se arriscavam eram julgados e mortos. No nordeste durante muito tempo ainda se respeitava o shabat, mas era muito difícil sem a ajuda fazer o devido retorno. Para proteger os filhos muitos judeus não contavam as histórias para as crianças, mas transmitiam as tradições sem dizer o porquê e depois de algum tempo transmitiam alguns segredos aos filhos homens mais velhos. Crianças sempre falavam e arriscavam a vida de toda uma família. A tradição de permanecer entre famílias é vista até hoje no nordeste do Brasil onde os Bezerra, os Seixas, os Lopes e os carneiros dão em casar preferencialmente a essas famílias em algumas cidades de Pernambuco e Ceará. Os Sefarad (sarará) escondem suas origens entre simplicidade e união entre as famílias.

Como os judeus tiveram seus bens confiscados pelo governo Espanhol e Português, era difícil sair do Brasil. Uma pequena parte, que conseguiu vender seus bens, fugiu para Nova Amsterdã (EUA). Mas a Grande maioria dos sefaradim foram para os Sertões e agrestes do Brasil, remontando assim o ambiente do Egito onde outrora, também éramos cativos. Algumas famílias Sertanejas de Cidades Isoladas do Nordeste e Minas gerais ainda guardam a tradição de casarem entre os primos e famílias amigas, uma arma para a proteção dos Sefaradim. Alguns já estão retornando por que guardavam algumas informações da tradição, outros só guardam os costumes. A verdade é que a Alma Judaica sempre vai sentir falta do Eterno e do Judaísmo. E Muitos  sofrem sem saber sua herança. A história ainda está sendo Escrita. Como vai terminar? Não sabemos. A única coisa que sabemos é que ninguém pode dar margens a um futuro, se não conhecer seu passado.


ORIGENS
Há diferentes teorias para a origem dos primitivos portadores do sobrenome Carneiro. Segundo uma delas, "os Carneiros se dizem descendentes de Monsiur Joani Moutam, Ill.e Cav° natural da França, q veio na Armada dos Gascoens em 980 tomar aos Mouros a Cidade do Porto, e as terras entre Tamega, e Douro, pois como na lingua Franceza a palavra Moutão quer dizer o m.mo q Carneiro Manso, se dirivava delle o de == Carneiro. Dizem ser Sollar desta Famillia o lugar de Carneiro ao pé da Serra deste nome duas legoas de Amarante de q foi Povoador Martim Carneiro ; era Monsiur Joani Moutão descendente dos Duques de Moutão em França (Veja-se o Marquez de Montebello ao Conde D. P° a Plana 309 a fl. 585)." (Felgueiras Gayo). O livro Armorial Lusitano cita também D. Lourenço Anes Carnes, de cujo sobrenome se teria derivado o de Carneiro, e a hipótese de que os primeiros Carneiro seriam de Espanha, pois já no século XII existia lá o apelido. O primeiro portador foi Pedro Carneiro, senhor das terras de Valdevez no tempo doConde D. Henrique, de quem procedeu a família.


Fonte: 

(1) http://bneianussim.wordpress.com/2009/01/23/sobrenome-da-familia-carneiro-%E2%80%93-a-origem-da-familia-e-suas-raizes/

(2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Carneiro_(sobrenome)

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...