sexta-feira, 8 de junho de 2012

DEZ LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO DESERTO


by Nivaldo Nassif

QUANDO DEUS NOS LEVA PELO DESERTO, o faz para nos preparar para uma "Terra Prometida". Deserto não é um lugar para ficar lá. É um lugar para se PASSAR por lá. Está no deserto? Apesar da dureza, louve a agradeça; pois saiu do "Egito" (lugar da sua escravidão) e esta indo para a "Terra Prometida" (lugar de sua eficiência). Ou prefere morrer no deserto?
Deserto terrível é aquele que passamos sob a liderança de um péssimo patrão ou um líder injusto. 



A segunda lição do deserto é: VOCÊ DECIDE O TEMPO QUE VAI FICAR NO DESERTO. Como é isso? Na história dos judeus, no livro de Êxodo, para cada vez que eles murmuraram, Deus acrescentava um ano mais no deserto. Apesar de toda dor, Deus espera que O louvemos neste tempo. Pode chorar e gemer, mas não deixe de adorá-Lo. Perto de três milhões entraram. Só dois saíram de lá. Seremos nós um dos dois que saíram?


Terceira lição: DESERTO É UM TEMPO DE PROVISÃO MÍNIMA, PORÉM MILAGROSA. No deserto, não havia de onde arranjar comida. Nem dinheiro adiantava, pois não havia onde comprar. Mas, Deus fez cair MANÁ do Céu. A porção de cada dia no seu dia. Não tinha como pedir maná de coco ou baunilha. Só tinha de um tipo. Vinha do Pai. Lembra do hino: "Deus cuidará de ti, sim cuidará"? Neste tempo, Deus espera que você seja GRATO. Não murmure! Não resmungue! Não acuse! Apenas AGRADEÇA do fundo do coração.

Quarta lição: NO DESERTO SOFREMOS A TENTAÇÃO DE VOLTAR AOS DEUSES ANTERIORES. A dor e da luta, nos faz pensar em voltar ao "Egito". Cebolas do Egito ou promessas da terra prometida? Liberdade é mais dolorosa do que a escravidão? Não!!! Escravidão é horrível!!! Deserto é sinal do amor do Pai, preparando-nos para a "Terra Prometida". Você não pode rejeitar a obra do Senhor, sem rejeitar o Senhor! Arrependa-se, peça forças para continuar. Sofrimento dura um tempo; desistência dura para sempre.

Quinta lição do deserto: DE LÁ SAIREMOS SE CAMINHARMOS OLHANDO SOMENTE PARA CIMA. De dia a Nuvem (que dava uma aliviada no calor). De noite a Coluna de Fogo (que dava uma aquecidinha no frio). Não há placas, nem mapa, nem "GPS". A única chance é olhar pra cima. A melhor maneira de olhar para cima é olhar para a Bíblia. Não olhe para os lados, nem pra frente, nem para trás. Não há aqui embaixo quem possa nos ajudar. Só o que vem do alto. Não é autoajuda; é AJUDA DO ALTO!

Sexta lição do deserto: LÁ CONHECEMOS DEUS FACE A FACE. Aprendemos de Deus, lemos sobre Deus. Mas, no deserto, O VEMOS. Temos encontros com o Senhor que é Rei. Aquele que tudo pode. Aquele que nos salva da escravidão, guia e protege. Podemos conhecê-lo. Agora conhecemos Sua face, Sua voz, Sua presença. Às vezes, nosso deserto é tão deserto que nada nem ninguém consegue roubar nossa atenção e, então, O percebemos! O vemos! O tocamos! Gloriosa e calma presença!

Sétima lição: NO DESERTO DEVEMOS APRENDER A LUTAR. Ou aprendemos a "lutar" ou morreremos nas mãos do inimigo. Os judeus aprenderam isso e não esqueceram. Sabem lutar até hoje. Não lute contra inimigos errados! Há dois inimigos que precisamos derrotar: 1. Satanás: que nos ataca com o desânimo e esfria a fé. 2. Nosso ventre: que nos convence que não podemos sofrer e que Deus não pode nos fazer sofrer. Ou aprendemos a ORAR agora ou nunca. Não se ora para ir à batalha. A ORAÇÃO é a BATALHA!

Oitava lição do deserto (parte A): AS CRIANÇAS NA FÉ SE SEPARAM DOS ADULTOS NA FÉ. No deserto as crianças na fé, agridem, gritam, criticam. Fazem de tudo para provar que o líder está errado, é um louco varrido. Querem mostrar que são melhores e mais inteligentes que o líder e querem dirigir a congregação. As crianças na fé se rebelam, trazendo dor, mal-estar na congregação e ausência da "nuvem", até que Deus julgue e faça a terra os engolir vivos ou, punindo-os com uma semana de lepra.

Oitava lição do deserto (parte B): Os adultos na fé, por sua vez, seguem o exemplo do líder, olhando pra cima a fim de orientar suas vidas cá embaixo. Eles se mantêm unidos, são fiéis e verdadeiros.FALAM COM O LÍDER E NÃO DO LÍDER. Cooperam, não disputam. Conseguem ver no líder, a vestimenta da autoridade divina e por isso são fiéis. Os adultos contemplam a ação do Senhor e seguem a marcha lenta e dolorida, mas certeira, em busca da realização da PROMESSA do Senhor. No deserto, sou criança ou adulto?

Nona lição (parte A) do deserto: O LÍDER NÃO É ETERNO - O líder aprende que é frágil e passageiro. É simples instrumento a serviço dos interesses divinos (não dele mesmo). Nem todos os líderes terminarão seus dias naquilo que chamamos de sucesso. O bom líder passou 40 anos estudando nas universidades aprendendo a ser TUDO. Depois 40 outros anos (de quebradeira, até a cana dar seu caldo) no deserto aprendendo a ser NADA. E, por fim, outros 40 anos no deserto PRATICANDO a MANSIDÃO e o SERVIÇO.

Nona lição do deserto (parte B): NÃO HÁ TÍTULOS NEM ASCENSÃO (obreiro, diácono, pastor, apóstolo, bispo, arcebispo...) humana ou religiosa. Começa como pastor e termina como servo inútil. O líder aprende no deserto que ele não é a solução do mundo. Se puder resolver-se a si mesmo, já será muito bom. Aprende que antes dele o Espírito do Senhor já estava atuando e que depois dele o Espírito do Senhor seguirá atuando.

Décima lição do deserto: COMO SABER SE SAIREMOS DE LÁ? O teste é simples:

1. Em quem você está jogando a culpa pelo seu deserto?

2. Você está sendo agradecido pela provisão mínima, ou está murmurando?

3. Esta aprendendo a guerrear ou só chorando sua sorte?

4. Esta olhando para cima na busca dos indicadores da direção ou já aceitou sua derrota?

5. Aceita a dureza do deserto ou acha que crente não pode sofrer e prefere voltar para o Egito?

6. O que esta saindo de sua boca? Louvor e adoração ou ingratidão, murmuração, criticas e ataques?


O QUE FAZER?

Peça perdão pela murmuração passe a ser grato e a louvar.

Peça perdão por pensar em desistir, ou ter desistido dEle; e volte a ser fiel e em qualquer situação.

Peça ajuda a Deus, para andar por fé, em tempos de tribulação!




Não se esqueça da LIBERTAÇÃO e da PROMESSA dEle.

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...