segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tire os entulhos da sua VIDA

Recebia da Katia (Grupo EBD Infantil)

Há uma semana, enquanto fazia minhas malas para me mudar, eu percebi que eu guardava em casa muitas coisas das quais nem lembrava que ainda tinha: papéis, objetos velhos, objetos quebrados que achei que fosse consertar e outras coisas. Quando vi a quantidade de coisas eu fiquei surpreendido, pois era tudo inútil e só estava ocupando espaço.

Eu tenho uma tendência a guardar objetos. Sempre acho que vai me servir algum dia, e no caso das coisas quebradas eu as guardo para consertar depois. Porém, não acontece nem uma coisa nem outra, e minhas gavetas e caixas ficam cada vez mais cheias.

Ao chegar ao meu destino, a casa da minha família, eu vi que eles também guardam muitas coisas inúteis – em proporção muito maior que eu. Como fazia muito tempo que saí de casa, fiquei sem lugar aqui e tive que arrumar espaço para colocar meus pertences. Mas ainda tem muito a fazer e acho que vai levar tempo para tirar daqui tudo aquilo que realmente não presta ou não serve mais para nós. A partir disso, vi também que eu tendo a manter sentimentos, experiências e lembranças no meu coração e memória, os quais também só servem para entulhar a minha vida.

Assim eu vi que eu estava vivendo em contradição: ao mesmo tempo que queria coisas novas, não me livrava das coisas velhas, e ter ambas nem sempre dá certo, principalmente no âmbito espiritual. É preciso fazer periodicamente um exame de consciência para detectarmos possíveis entulhos em nossa vida que atrapalham a nossa convivência com as pessoas, o nosso crescimento, e principalmente a nossa comunhão com Deus.

Imagino que Paulo enfrentou muitos conflitos consigo mesmo por causa de seu passado. Ele era um homem religioso, preso às tradições da lei de Moisés, e que por isso, perseguia os cristãos e os levava à prisão e até à morte. Penso que a lembrança dessas coisas sempre vinha à tona na sua memória, ou as tradições com as quais ele estava acostumado. Porém, ele viu que o conhecimento que ele adquiriu acerca do amor de Deus após a sua conversão é muito maior do que o que ele tinha, o qual ele considerou como perda por amor a Cristo (Fl 3:7-8). Assim, toda a graça recebida não teria lugar em sua vida se ele não tivesse se livrado da sua bagagem de inutilidades.

Precisamos substituir as coisas velhas pela Palavra de Deus – é Ela que vai nos encher e ocupar o espaço vazio da nossa alma. Não adianta apenas tirar os entulhos, temos que dar um uso para o espaço que ficou, e tem que ser com a Palavra do Senhor. No meu caso, eu sei o que preciso jogar fora da minha vida para que a Graça de Deus seja abundante em mim e tenho buscado meios de fazer isso. E você? Faça um exame interior e veja onde você precisa arrumar e o que precisa ser descartado. 

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...