segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pense nisso: Ler, pra quê?


Vivemos em uma época onde a imagem é tudo. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Filmes, seriados, fotos, vídeos no youtube, memes (aquelas figurinhas estranhas da internet)... Basta olhar e pronto. Entendi tudo. Som e imagem são suficiente para emocionar, convencer e impressionar.
Infelizmente, a tradição da leitura vem perdendo espaço cada vez mais no Brasil, e infelizmente, entre os cristãos. O brasileiro, segundo pesquisas recentes, está lendo 4 livros por ano forçadamente. Espontaneamente, apenas 1 livro por ano. Uma das desculpas é que livros são caros. Agora, não é possível saber se os livros são caros e por isso lemos pouco, ou então se lemos pouco e isso torna os livros caros. 

Estamos trocando a leitura pela televisão e internet. E estamos nos tornando cada vez mais incapazes de raciocinar, de compreender e até mesmo de amadurecer. A leitura é uma fonte de conhecimento para a vida, e uma forma de compreender e raciocinar de forma individual e única com respeito ao assunto que se lê. Mário Quintana (poeta e jornalista brasileiro) sabiamente afirmou: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem". 


Em toda a minha infância não tive televisão nem videogames (devido ao sistema de regras da igreja de então), e agradeço a Deus todos os dias por isso. Descobri nos livros o sossego que as mães modernas procuram para seus filhos na televisão e nos games. E descobri que livros nos fazem viajar sem sair do lugar. Li clássicos como "Cazuza, memórias de um menino de escola" (que não tem nada a ver com o artista Cazuza), e aprendi lições de vida, moral e ética, que levaria muitas surras para aprender. Conheci histórias de família lendo "Éramos Seis", "O Estudante", "Meu pé de Laranja Lima", "Poliana", "Aventuras de Tom Sawyer"; dei voltas ao mundo, viajei no espaço e no fundo do mar com os livros de Julio Verne. E o mais importante, li muito a Bíblia, mesmo sendo apenas para competir com meu irmão mais velho quem lia mais rápido o Antigo Testamento (li de Gênesis até Rute em apenas uma noite).

Hoje, estou roxo de vergonha (nunca consigo ficar vermelho, não sei porque!). Nunca estivemos tão longe da Bíblia como nos últimos tempos, e por isso, nossas conversas estão cada vez mais distantes do seu conteúdo. Conhecemos jogadores de futebol, personagens de novelas, de seriados, de livros da coleção Harry Potter ou da saga Crepúsculo. Mas desconhecemos personagens importantes da Bíblia Sagrada, que tem tanto a nos ensinar. Talvez você até conhece personagens como Abraão, Moises, Elias, Davi, João, Pedro e Paulo, mas desconhece Aristarco, Tiquico, Epafras e tantos outros "desconhecidos da Bíblia". Basta ler um pouco, e pronto. Lá estão eles, trabalhando por Deus, mesmo aparecendo tão pouco, mas fazendo muito pelo Reino.

Cristo foi um profundo conhecedor das Escrituras, para isso, deve ter lido e estudado muito. Quando em tentação no deserto, o Diabo tenta a Jesus utilizando trechos isolados do livro de Salmos. E Jesus rebate utilizando trechos do livro de Deuteronômio. Uma verdadeira batalha literária e espiritual. Você já sabe quem venceu a batalha. E não houve nenhuma bola de fogo ou raio de luz. Foi simplesmente conhecimento bíblico e raciocínio rápido. Cristo conhecia as Escrituras, e com o que delas sabia, derrotou o inimigo.

Ei, estude a Bíblia, leia a Bíblia, conheça a Bíblia. Não negligencie o ensino da Palavra. Vá à Escola Bíblica (seja ela dominical ou não), não se prive dessa benção que Deus deixou para a Sua Igreja. Conheça o Deus da Bíblia.  Ele se manifesta através da Sua Palavra. Não precisa fazer peregrinações em "casas de profetas" ou então em "vigílias de profecia" para ouvir a voz do Seu Deus. Ele fala sim, através de profecia e outros dons espirituais, mas Seu prazer é se apresentar a você lá no seu quarto, quando você de joelhos, está lendo a Sua Palavra.
Não existe outro caminho. 
Leia a Bíblia ou seja para sempre um cristão superficial e derrotado.

Recebi pelo Grupo de EBD Infantil (Tia Pry /SC)
Fonte: Texto Jônatas Costa (IEAD Blumenau) 


1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...