segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lição dos Gansos


Existe uma história de autor desconhecido, que fala sobre o trabalho em equipe, mais ou menos assim:
“No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande “V” no céu, indaga-se sobre o porquê de voarem desta forma. A ciência já descobriu que quando cada ave bate asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente detrás. Ao voar em forma de “V”, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave voando sozinha.”

Lição 1:
As pessoas que compartilham uma direção têm a mesma visão e um senso de comunidade, podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois atuam beneficiando-se de impulso mútuo.
“Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente a resistência, o esforço e dificuldade para continuar voando sozinho. Rapidamente o ganso entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa à sua frente.”

Lição 2:
A unidade e cooperação são fundamentais em todos os setores da nossa vida. Um indivíduo sozinho pode fazer muito pouco comparado ao que um grupo unido pode realizar. Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, nos manteríamos em formação, colaborando com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
“Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança.”

Lição 3:
É importante nos revezarmos em tarefas difíceis e cansativas.
Todos os membros do grupo são colaboradores ativos e responsáveis por assegurar a continuidade dos esforços e a conquista dos objetivos.

Quando todos colaboram, todos ganham.
“Os gansos de trás grasnam, encorajando os da frente para que mantenham o esforço e a velocidade.”

Lição 4:
Todos nós precisamos de apoio e incentivo para continuar em nossos esforços e enfrentar as batalhas da vida. Pode ser uma palavra amiga, um gesto de carinho, uma atitude compreensiva ou até mesmo um ombro para chorar.

Convém lembrarmos que a crítica é fútil. Em vez de criticar escolhamos compreender, auxiliar, sugerir, consultar, orientar, sempre dentro de um espírito de colaboração.

“Quando um ganso fica doente, ou ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente, ou até que morra. Só então levantam voo sozinhos ou em outra formação a fim de alcançar seu bando.”

Lição 5:
Se nós, seres humanos, tivermos o bom senso tanto quanto o dos gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.

Fonte: Internet

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...