terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MERGULHANDO NAS ÁGUAS PROFUNDAS DO JORDÃO

Referência: II Reis 5:1-14
05/02/12

Na leitura do texto nós percebemos que Naamã era um bom homem, a doença da qual ele veio a sofrer não foi por causa de algum pecado ou desobediência que ele teria cometido contra Deus. No verso 1 nós vemos algumas qualidades de Naamã, ele era grande diante de seu senhor, homem de respeito diante de seus liderados, herói de guerra e um comandante bem sucedido. Mas havia um, porém, ele era leproso.

Um homem, que, se fosse nos dias de hoje, seria como um ministro da justiça de uma grande nação, porem sofrendo de uma doença incurável.

1-      A lepra é como o pecado na vida do homem, por trás de toda armadura de Naamã havia um corpo que pouco a pouco estava se decompondo. Existe um tipo de lepra que deixa a pele insensível, da mesma forma o pecado pode nos tornar insensíveis á presença de Deus. Deixamos de ser fiéis e não sentimos, deixamos de freqüentar os cultos e não sentimos falta, deixamos de dizer “eu te amo” para a nossa esposa, filhos, pai ou mãe e não sentimos nenhuma dor.

2-       Falar – precisamos testemunhar ao invés de murmurar (v.3), a menina poderia ter se calado e deixar Naamã morrer, mas preferiu falar dos feitos do profeta Eliseu a sua senhora (Mc 16:15,16). Motivos ela tinha para se calar, mas escolheu passar por cima da ira, amargura e falou (testemunhou).

3-      Os erros de Naamã
·       Achou que poderia pagar pela cura quando sabemos que tudo que Deus nos dá é pela sua graça (Ef 2:8-9).
·       Procurou a pessoa errada (v.6)
·       Orgulho - Ele queria que fosse feito do jeito dele, não queria mergulhar no Jordão. Muitas vezes somos tentados a achar que do nosso jeito é melhor e ignoramos a vontade de Deus, grave erro.

O QUE DEVEMOS FAZER?
Naamã mergulhou as 7 vezes no rio Jordão e sua vida foi restaurada.
O Rio Jordão foi instrumento de muitos milagres na bíblia, ele mostra a história de uma passagem, a historia de uma vida antes e depois de passar pelas águas do Jordão, foi assim com o povo de Israel.

Não tema mergulhar nas águas profundas de Deus. Para entrar no Jordão é preciso descer (v.14). Tirar as medalhas, ficar nu diante de Deus. Somente assim você  e toda sua  família desfrutará  das bênçãos do rio de Deus, e esse rio se chama Jesus.

Fonte: Grupos Familiares - Rede Jovem IEAB Neo Ville (www.avivacuritiba.com.br)

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...