quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Casamento: Sócio Conjugal


 Buscamos um sócio conjugal para dar o que temos de mais precioso em nosso ser, o nosso amor.

A primeira pergunta que fazemos quando falamos em casamento como sociedade deve ser: "Por que buscamos um sócio conjugal?". Qual o motivo dessas nossas busca por um sócio ou sócia?

Baseado em nosso texto de 1 Coríntios 13 e na proposta inicial de Deus para o casal, conforme vemos no Gênesis, a resposta não pode ser diferente desta: primeiro motivo - "Buscamos um sócio conjugal para amar e sermos amados".

Quando Deus fez o homem, colocou nele uma necessidade básica, a social - como destaquei há pouco. O homem tem a necessidade de amar e a necessidade de ser amado. Nascemos com essa necessidade de receber e de dar amor. Isso está em você, vem de fábrica, faz parte da sua constituição humana - ainda que ao longo dos anos, devido às pancadas que a vida nos dá, algumas pessoas se tornem amarguradas, azedas. Mas na fonte, no princípio, Deus nos fez a todos com a necessidade de amar e de dar amor. Esse é o estado normal planejado por Ele para todo ser humano.

Essa carência de amar e ser amado necessariamente nos levará a um segundo motivo pelo qual buscamos uma sociedade: "A vida foi feita para ser compartilhada". Queremos compartilhar a nossa vida, as nossas realizações, as nossas ideias, os planos, os sonhos. Gosto do que disse Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." O casamento nos proporciona essa oportunidade.

Quer ver como isso funciona na prática?
Vou dar alguns exemplos. Que graça teria um jogador de tênis ganhar uma partida ou um campeonato e não ter com quem celebrar? Teria graça? Nenhuma.

Que graça teria você comprar o carro dos seus sonhos e não ter com quem dividir essa alegria? Não teria ninguém para levar a um passeio! Teria alguma graça? Nenhuma.

Que graça teria você passar no vestibular e não ter com quem celebrar e compartilhar a sua vitória? Teria graça? Também não, nenhuma.

Por mais que o tenista, o comprador do carro ou o aprovado no vestibular vibrem com a vitória pessoal, essa vitória precisa ser celebrada com alguém. A vida humana precisa ser compartilhada, porque também é feita de vitórias.

Uma vez que a vida foi feita para ser partilhada, esse é o motivo pelo qual buscamos uma sociedade: queremos alguém com quem partilhar nossas realizações e também para alcançar conosco novas vitórias e conquistas.

O terceiro motivo pelo qual buscamos uma sociedade conjugal é porque a Bíblia diz que "é melhor serem dois do que um". E a razão para isso é simples: porque dois têm mais força do que um. Quando juntamos forças, vamos mais longe, resistimos melhor, temos mais ânimo, impressionamos mais e nos ajudamos mais. Em toda trajetória humana, seja na sua profissão seja no seu relacionamento conjugal, haverá momentos delicados, ocorrências contrárias, e, se estiver sozinho, vai ser mais difícil resistir. Sendo dois, as chances aumentam - eu diria que elas dobram, no mínimo!

E quando aumenta o número de pessoas envolvidas, a força é ainda maior. Li um pensamento de George B. Courtelyou sobre a nação que vou aplicar à família: "O maior patrimônio de uma família é o espírito de luta de seus membros e a maior ameaça para uma família é a desagregação desse espírito".

Deuteronômio 32:30 mostra como funciona a matemática de Deus, quando Ele está agindo. "Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o SENHOR lhos não entregara?" Um pode perseguir mil, mas dois, perseguirão a 10 mil! O número cresce em progressão geométrica quando Deus está agindo.

Considere uma empresa. Uma empresa que começa com dois sócios terá um desempenho "x". Quando esses sócios estiverem no limite de suas forças, eles irão contratar funcionários, e naturalmente o desempenho da empresa no mercado será maior. Até mesmo na família vemos isso, e como exemplo eu cito o texto de Salmo 127.3-5, que diz: "Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!".

O texto está dizendo que o alcance do homem com filhos é maior, uma vez que ele envia as suas flechas - os filhos - mais longe do que ele mesmo pode ir.

Autor(a): Pr. Josué Gonçalves


Retirado do Post do Facebook Lutando por Famílias

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...