quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estudo: Quem foi Jezabel?

Ao respondermos à questão acima acima, poderemos entender com maior clareza a mensagem bíblica.

Acabe, filho de Onri foi um habilidoso rei de Israel, que em favor do bem-estar político e financeiro da nação, casou-se com Jezabel, filha de um sacerdote de Tiro e Sidom. Através de Jezabel, o culto a Baal foi fomentado em Israel e Acabe não fez nada para impedí-lo. Elias, o profeta de Deus, anunciou então um forte seca em Israel, por causa da impiedade do povo. Assim, ele permaneceu oculto por três anos e meio, tempo que durou a fome. 

Nesse tempo, Jezabel mandou matar os profetas de Israel, na perseguição a Elias. Obadias, servo de Acabe, coneguiu porém esconder cem deles em cavernas para salvá-los da morte. Elias então retornando a Israel, pediu para chamar o rei. Acabe o acusou de pertubar a nação, e Elias o repreendeu a ele e a sua família por ter abandonando o Senhor e cultuar a Baal no Seu lugar. Então, no monte Carmelo, 450 profetas de Baal foram desafiados a que o seu deus colocasse fogo no holocausto. Durante o dia inteiro os profetas de Baal tentaram este feito, porém nada aconteceu. 

Depois Elias preparou o altar para o Senhor, e encharcou tudo com água. Orou e o fogo divino consumiu tudo e o povo de Israel que o Senhar era o verdadeiro Deus. Logo em seguida, Elias matou os 450 profetas de Baal. Elias então anunciou que a chuva iria voltar.

Acabe foi contar tudo a Jezabel que então mandou matar Elias. Este, com medo, fugiu para o sul até a fronteira com Judá. No deserto, Elias implorou que a vida lhe fosse tirada, o anjo do Senhor porém lhe apareceu, deu-lhe de comer e lhe disse para ir até o monte Horebe. 

No monte Horebe, Elias põe-se a buscar ao Senhor. Houve um grande e forte vento, porém o Senhor não estava no vento; veio um tremor de terra, porém o Senhor no estava no terremoto. Depois o fogo veio, porém o Senhor também não estava no fogo. Em seguida, uma brisa calma e suave. Elias então cubriu o rosto e o Senhor lhe perguntou: Que fazes aqui? Elias respondeu que ele tinha sido zeloso, e que o povo tinha abandonado a Deus, e agora porém, procuravam tirar-lhe a vida.

Fonte: Internet

1º Dia: O AMOR É PACIENTE

1º Dia: O amor é paciente                                 S e jam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,  suportando uns aos ou...